Nosso coração, um lugar onde todos os sentimentos são guardados, registrados e fazem de lá uma morada. Lugar silencioso, sensível e a parte que melhor nos representa.
Alguns cheios, outros nem tanto. Alguns transbordam, outros estão vazios. Alguns ainda batem no ritmo da verdade, outros, se esqueceram o que é isso. No entanto, todos, sem exceção, guardam algo — seja bom ou não.
Mas, e se alguém te perguntasse hoje:
ᴅᴏ qᴜᴇ ᴏ ꜱᴇᴜ ᴄᴏʀᴀᴄ̧ᴀ̃ᴏ ᴛᴇᴍ ᴛʀᴀɴꜱʙᴏʀᴅᴀᴅᴏ?
𝘈 𝘴𝘪𝘯𝘤𝘦𝘳𝘪𝘥𝘢𝘥𝘦
Em Mateus 12:34 Jesus diz:
³⁴ 𝘙𝘢ç𝘢 𝘥𝘦 𝘷í𝘣𝘰𝘳𝘢𝘴, 𝘤𝘰𝘮𝘰 𝘱𝘰𝘥𝘦𝘮 𝘷𝘰𝘤ê𝘴, 𝘲𝘶𝘦 𝘴ã𝘰 𝘮𝘢𝘶𝘴, 𝘥𝘪𝘻𝘦𝘳 𝘤𝘰𝘪𝘴𝘢𝘴 𝘣𝘰𝘢𝘴? 𝘗𝘰𝘪𝘴 𝘢 𝘣𝘰𝘤𝘢 𝘧𝘢𝘭𝘢 𝘥𝘰 𝘲𝘶𝘦 𝘦𝘴𝘵á 𝘤𝘩𝘦𝘪𝘰 𝘰 𝘤𝘰𝘳𝘢çã𝘰.
Se o nosso coração fosse um poço, nossas palavras seriam baldes que puxam o que está escondido e trazem à luz para que todos vejam. Como poderíamos, pois, sermos falsos?
A verdade é que a boca pode até tentar mascarar esses “baldes”, mas não existe disfarce que dure pela eternidade diante de Deus. E logo, os verdadeiros baldes vem à tona, pois a verdade sempre prevalece.
Ser sincero, não é apenas falar a verdade às pessoas ao nosso redor. Mas sim, viver com um coração limpo diante d’Ele. Significa ser verdadeiro e autêntico em suas intenções, atitudes, motivações e pensamentos. É se apresentar diante d’Ele com um coração puro e verdadeiro.
É dizer:
“Senhor, não sou perfeito e Tu sabes disto. Conhece minhas falhas e defeitos, sonda-me dia e noite. Então, torna-me puro e sincero, molda-me segundo a Tua vontade”
Sejamos sinceros: um poço só é útil quando está cheio de água boa. Água suja, aos poucos, adoece e mata.
Minha oração sincera, é a de que possamos ser poço transbordante de água limpa, para aqueles que se aproximam de nós possam beber e provar da graça de Deus, assim como nós provamos todos os dias.
𝘈𝘳𝘳𝘦𝘱𝘦𝘯𝘥𝘪𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰
Quantas vezes já erguemos muros onde deveríamos construir pontes? Quantas vezes já deixamos nossa boca falar, por instinto, palavras duras e grosseiras? Quantas vezes já nos arrependemos de agir por impulso?
A verdade, é que as palavras tem um grande poder. Palavras têm o poder de começar guerras, de terminar relacionamentos, de quebrar corações e de destruir sonhos. Mas, as palavras também têm o poder de curar, de transformar e de libertar.
Suas palavras, hoje, libertam ou aprisionam vidas?
Se hoje existe arrependimento em palavras que disse a alguém, um momento em que tenha sido duro demais ou grosseiro demais, leia isto:
²³ Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.
²⁴ E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.
Salmos 139:23,24
Jesus disse que a boca fala daquilo que o nosso coração está cheio. E é verdade.
Se estivermos com raiva, dor, tristes ou frustrados... é isso o que vai sair.
É necessário arrependimento para mudar. É necessário que tenhamos o sincero desejo de ser sondados pelo Senhor, a fim de que Sua graça se manifeste em nossas vidas a ponto de transbordarmos de água boa.
Precisamos permitir que o Senhor limpe a fonte — e não só o balde.
Que possamos ser mais gentis ao falar, mais humildes para perdoar e mais sábios para construir pontes onde tudo o que se vê são ruínas. E quando for impossível voltar atrás nas nossas palavras: que possamos nos arrepender sinceramente, encontrando um novo recomeço.
𝘘𝘶𝘦 𝘧𝘢𝘭𝘦𝘮𝘰𝘴 𝘥𝘦 𝘢𝘮𝘰𝘳
Então, como manter nosso poço bom? Como garantir que aquilo que sai da nossa boca gere vida e não destruição?
A resposta está em Jesus. Ele é a nossa fonte inesgotável de água limpa, pura e cheia de avivamento.
Jesus nos revelou isto enquanto falava com a mulher samaritana:
¹³ Jesus respondeu: "Quem beber desta água terá sede outra vez,
¹⁴ mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna".
João 4:13,14
Quando provamos da graça de Jesus, da Sua água, nos tornamos fonte também.
Fonte de palavras que curam.
Fonte de palavras que libertam.
Fonte de amor.
Portanto, que os nossos lábios falem de Jesus. Que os nossos corações sejam sinceros com o Senhor. Que possamos nos arrepender das palavras duras e grosseiras. Que deixemos Jesus ser a nossa fonte, e sejamos um reflexo dessa fonte na vida das outras pessoas.
Que a nossa oração seja:
“Senhor, enche meu coração com a Tua água viva. Que eu fale de amor, mesmo quando eu mesmo não receber amor de volta. Que eu seja fonte, e não represa. Que eu transborde de Ti todos os dias.”
Porque quem fala de amor... mostra que tem bebido da fonte certa.
Por fim, gostaria de trazer algumas recomendações de textos que li nessa semana aqui no Substack. Foram textos que me tocaram, me abraçaram e me deram também um puxão de orelha hahaha. E da mesma forma que eles me tocaram, eu espero que possa tocar você, também, leitor!
Texto: Que a minha fé me faça mais humana
Autor: Cartas para Mim - com Deus
Texto: Nem tudo é inveja, às vezes é consequência das suas escolhas
Autor: Entre linhas e Céus
Texto: Deus quer filhos inteligentes
Autor: JesusLetter
Lindo 💜
O tema foi extremamente interessante e após ler teve um impacto diretamente a minha mente e meu coração. Que Deus possa continuar te abençoando com essa sabedoria e inteligência para falar sobre a palavra dEle. Uma palavra ótima e bem estruturada assim como uma pregação! Que Deus abençoe 🌷